Números 33:50-55
Nas campinas de Moabe, junto ao Jordão, do outro lado de Jericó, o Senhor disse a Moisés: “Diga aos israelitas: Quando vocês atravessarem o Jordão para entrar em Canaã, expulsem da frente de vocês todos os habitantes da terra. Destruam todas as imagens esculpidas e todos os ídolos fundidos, e derrubem todos os altares idólatras deles. Apoderem-se da terra e instalem-se nela, pois eu lhes dei a terra para que dela tomem posse .
Números 33:50-53
Se, contudo, vocês não expulsarem os habitantes da terra, aqueles que vocês permitirem ficar se tornarão farpas em seus olhos e espinhos em suas costas. Eles lhes causarão problemas na terra em que vocês
Números 33:55
Paralelos
Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
Salmos 1:1,2
Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.
Romanos 5:19
Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra.
Salmos 119:101
Introdução
Antes de atravessar o Jordão e tomar posse da terra prometida, o povo de Deus recebe uma ordem: Expulsem totalmente os povos que ali habitam. Destruam os ídolos, imagens, e todos os altares idólatras; caso contrário, eles trarão problemas para vocês.
Falhar em obedecer os desígnios de Deus, sempre nos trará problemas. Toda desobediência tem consequência. Israel é prova disso. Pagaram um alto preço pela desobediência.
Aplicação
Aqui aprendemos algumas lições importantes.
1- A obediência parcial é o mesmo que desobediência. A ordem era expulsar a todos.
-Muitas vezes seguimos os desígnios de Deus em uma área de nossa vida mas deixamos de faze-lo em outras, e certamente colheremos as consequências disso a longo prazo.
2- Os altares idolatras precisam ser derrubados. O que ofende a Deus ou toma o lugar de Deus, precisa ser removido da nossa vida.
– Talvez um vício, um relacionamento, um mal hábito, ou qualquer outra coisa que colocamos em primeiro lugar em nossa vida.
3- O texto diz: aqueles que permitirem ficar, se tornarão farpas em seus olhos e espinhos em suas costas.
– É nós que decidimos o “que ou quem” fará parte da nossa vida.
Precisamos aprender a ser seletivos; o que ofende a Deus não pode fazer parte da nossa vida, e o que não é de Deus não podemos permitir entrar em nossas vidas.
Reflexão
– Você consegue identificar quais áreas de sua vida ainda precisa submeter à vontade de Deus para viver em total obediência?
– Remover os ídolos e altares idólatras são essenciais em nosso relacionamento com Deus; identifica-los é o primeiro passo. Se não consegue fazer isso sozinho, procure ajuda;
– Seja seletivo; aprenda a lição do Salmos 1 (ver paralelos)
Paz no seu coração
Pr. Márcio Gonçalves
Comments are closed.