set 28

ESTUDO DE CÉLULA – ÊXODO 25

Êxodo 25:1-8


Disse o Senhor a Moisés: “Diga aos israelitas que me tragam uma oferta. Receba-a de todo aquele cujo coração o compelir a dar. Estas são as ofertas que deverá receber deles: ouro, prata e bronze, fios de tecido azul, roxo e vermelho, linho fino, pêlos de cabra, peles de carneiro tingidas de vermelho, couro, madeira de acácia, azeite para iluminação; especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático; pedras de ônix e outras pedras preciosas para serem encravadas no colete sacerdotal e no peitoral.”E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles.

Paralelos


e lhes disse: “Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração.” 
Mateus 21:13

Não deixemos de reunirnos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando coês vêem que se aproxima o Dia.
Hebreus 10:25

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
2 Coríntios 9:7

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
Malaquias 3:10

Introdução

Aqui vemos Deus designando a construção do Tabernáculo. Um santuário onde Deus manifestaria sua presença e estaria no meio do seu povo durante essa peregrinação pelo deserto. Deus deu as diretrizes para a construção detalhadamente, e ordenou que os recursos deveriam vir das ofertas daqueles cujo coração compelisse a dar.
Esse tabernáculo era móvel ( pois os Israelitas estavam em trânsito) mas quando acampavam, o Tabernáculo era montado. A nuvem de glória vinha sobre o Tabernáculo e as pessoas se rendiam diante da presença poderosa de Deus.
Quatrocentos e oitenta anos depois, Salomão construiria o templo fixo.(1Reis 6:1)

Aplicação

1- Uma ideia de Deus;
Muitos difamam a igreja por causa dos abusos praticados no passado. Outros querem Jesus, mas rejeitam sua igreja.
Precisamos entender que a igreja é um projeto de Deus.
Quando Salomão construiu e consagrou aquele lugar, a glória de Deus encheu a casa, e Deus prometeu estar sempre atento às orações feitas naquele lugar.
(2Crônicas 7:15)

2- Um coração generoso;
Os recursos para a construção do Tabernáculo veio das ofertas das pessoas. Aquelas cujo coração compelissem a dar. Alguns criticam isso, mas o templo e a manutenção do templo é feito por meio das ofertas. Deus é quem coloca um coração generoso nessas pessoas que são compelidas a dar. Deus ama quem dá com alegria. (2Coríntios 9:7)
Nisso vemos como Deus cuida das necessidades da sua igreja. A bíblia diz que devemos dizimar e ofertar, para que haja mantimento na casa do tesouro. (Malaquias 3:10)

Reflexão

1-Não deixe com que os abusos do passado te impeçam de acreditar na igreja hoje. Ela continua sendo um projeto de Deus; e lá, Ele ordena benção para sua vida. (Salmos 133:1)

2- Dar é uma dádiva de Deus e quando fazemos isso, estamos refletindo o nosso criador. Podemos dar o nosso tempo, talento e recursos a Deus, e Ele nos fará um canal de benção. Há promessas para aquele que é generoso. (Provérbios 11:24,25)

3- Quem ama a Jesus, ama a igreja. Ela é imperfeita mas é a noiva de Cristo e está sendo aperfeiçoada; e Ele virá arrebatá-la um dia.

4- Você tem dificuldade em contribuir? Peça a Deus um coração generoso; Tem dificuldade em congregar? Peça ajuda.

Paz no seu coração

Pastor Márcio Gonçalves