set 12

ESTUDO DE CÉLULA – ÊXODO 1

Êxodo 1:6-14


Ora, morreram José, todos os seus irmãos e toda aquela geração.

Os israelitas, porém, eram férteis, proliferaram, tornaram-se numerosos e fortaleceram-se muito, tanto que encheram o país.

Então subiu ao trono do Egito um novo rei, que nada sabia sobre José.

Disse ele ao seu povo: “Vejam! O povo israelita é agora numeroso e mais forte que nós.

Temos de agir com astúcia, para que não se tornem ainda mais numerosos e, no caso de guerra, aliem-se aos nossos inimigos, lutem contra nós e fujam do país”.

Estabeleceram, pois, sobre eles chefes de trabalhos forçados, para os oprimir com tarefas pesadas. E assim os israelitas construíram para o faraó as cidades-celeiros de Pitom e Ramessés.

Todavia, quanto mais eram oprimidos, mais numerosos se tornavam e mais se espalhavam. Por isso os egípcios passaram a temer os israelitas,

e os sujeitaram a cruel escravidão.

Tornaram-lhes a vida amarga, impondo-lhes a árdua tarefa de preparar o barro e fazer tijolos, e executar todo tipo de trabalho agrícola; em tudo os egípcios os sujeitavam a cruel escravidão.

Paralelos


Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
Salmos 1:1-3

Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,
os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,
apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.
Hebreus 11:32-34

Introdução

Quatrocentos anos se passaram desde que José trouxera sua família para o Egito. O novo Faraó assustado com a multiplicação do povo Hebreu resolve escraviza-los, e talvez esse tenha sido o seu maior erro. Depois de quatrocentos anos de silêncio de Deus, e a escravidão no Egito, o povo resolve clamar, e o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, vem em socorro do seu povo. Deus levanta Moisés para libertar o seu povo e conduzilos à aterra prometida, à Canaã de Deus, uma terra que mana leite e mel. E assim começa a narrativa do Êxodo que aconteceu aproximadamente em 1446 a.c

Aplicação

1- Se fortaleceram no Egito.. Deus cumpriu sua promessa a Abraão de abençoar e multiplicar a sua descendência; promessa essa feita quando ainda não tinha filhos e aos olhos humanos estava impossibilitado de gerar. O fato de estarem em terra estrangeira não os impediu de se multiplicarem e de se fortalecerem.

-As vezes reclamamos dos Egitos da nossa vida, mas mesmo em tempos de dificuldades e de sequidão, Deus nos fortalece e nos faz multiplicar. A nossa força e o poder de multiplicação, não tem a ver com o lugar ou condição em que nos encontramos; tem a ver com a promessa de Deus, e com seu plano infalível.

-Quando estamos alinhados com o propósito de Deus, Ele nos faz prosperar onde quer que estejamos. Salmos 1 diz que bem aventurado é aquele que tem seu prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite.. tudo o que ele faz dá certo. Mesmo nos Egitos da sua vida, Deus te fortalecerá e te fará próspero!

2- Quanto mais oprimidos mais se multiplicavam.

-As vezes o inimigo tenta nos pressionar com o intuito de nos paralisar. Nem o Egito nem Faraó puderam impedir o povo de Deus de se multiplicar.

– A pergunta para nós deve ser: Qual a desculpa estou usando? As vezes colocamos a culpa em pessoas, sistema de governo, em nossas próprias limitações; mas a verdade é que não há desculpas. Nem Faraó, nem o Egito tem o poder de paralisar aqueles que estão em Deus.

Tudo o que precisamos é estar alinhados com o propósito de Deus e assegurar de que estamos no centro da sua vontade.

Reflexão

1- O Egito é um lugar temporário;

2- Podemos multiplicar no Egito

3- Somos fortalecidos no Egito

4-Não há desculpas,Deus está conosco; Ele nos fortalece e nos faz multiplicar, mesmo estando no Egito.

Paz no seu coração!

Pastor Márcio Gonçalves