ago 31

ESTUDO DE CÉLULA – GÊNESIS 45

Gênesis 45:2-5


E ele se pôs a chorar tão alto que os egípcios o ouviram, e a notícia chegou ao palácio do faraó.
Então disse José a seus irmãos: “Eu sou José! Meu pai ainda está vivo? ” Mas os seus irmãos ficaram tão pasmados diante dele que não conseguiam responder-lhe.
“Cheguem mais perto”, disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: “Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.”

Paralelos


Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:28

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? “
Jesus respondeu: “Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete. Mateus 18:21,22

E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados”.
Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está no céu não perdoará os seus pecados.  Marcos 11:25,26

Introdução

A história da vida de José, é inspiradora.
Filho predileto de Jacó, ainda quando jovem, teve sonhos proféticos a respeito do seu futuro e do povo de Deus. Revelou os sonhos aos irmãos, que não gostaram muito da idéia; quando tiveram a oportunidade, colocaram José em uma cisterna e o venderam para um grupo de pessoas que iam em direção ao Egito.
José passou por muitas lutas, até Deus o colocar como Governador de todo o Egito.
A sua história nos inspira porque mesmo diante de todas as dificuldades, Deus sempre esteve com ele e o fez prosperar em todos os lugares por onde passou.
Os planos de Deus são infalíveis; e mesmo que andemos por um vale de morte, Deus sempre estará conosco!

Aplicação

1- O plano de Deus é infalível..
Deus tinha um propósito na vida de José, mas se não soubéssemos disso, diríamos que ele foi um coitado sem sorte e abandonado por Deus.
– Vendido como escravo pelos irmãos;

-Acusado de adultério na casa de Potifar;

-Presidiário no Egito;

-Esquecido pelo amigo de prisão;
Mesmo em meio a tanta adversidade, Deus sempre esteve com ele e o prosperou.
-O fato de passarmos por lutas não quer dizer que Deus nos abandonou ou que perdeu o controle da nossa vida. Ele sempre tem o controle; a nós nos resta confiar em seus planos que são maiores do que os nossos. Aprenda a confiar nos planos de Deus e a entender que em tudo Ele tem um propósito. Tudo coopera para o nosso bem. Quando não entender, confie!

2- Tenha um coração perdoador
José teria todos os motivos para ter ódio dos seus irmãos. Foi vendido por eles, e ficou anos como escravo em terra estrangeira longe dos seus pais.
O reencontro aconteceu quando José era Governador do Egito e seus irmãos vieram até ele por comida. Ali estava a oportunidade perfeita para a vingança. José sentia muito por haver estado longe do seu pai e por tudo que passou, mas fez a escolha de perdoar.
Não deve ter sido fácil; a bíblia diz que ele chorou em voz alta. Mas é essa escolha que faz dele um personagem bíblico tão especial.

Mas o que o levou a tomar a decisão de perdoar? O verso 5 do texto responde; ele entendeu que Deus o havia mandado a diante deles para salvar vidas, ou seja: Ele entendeu que em tudo Deus tem propósito!
-Por mais que nos prejudiquem, precisamos fazer a escolha de perdoar sempre. Jesus disse que devemos perdoar quantas vezes for necessário.

Reflexão

1- Quando as coisas não saem da maneira que você planejou, qual é sua reação? Questionar, tentar entender o por que de tudo, ou confiar no plano e propósito de Deus? Quando não entende, confia?
2- Você já conseguiu liberar perdão para quem te prejudicou no passado? Ou será que ainda dói quando lembra? Lembre-se que o perdão é uma escolha e uma ordenança de Jesus. É preciso perdoar.

Paz no seu coração!

Pastor Márcio Gonçalves