ago 28

ESTUDO DE CÉLULA – GÊNESIS 32

Gênesis 32:9-28


Então Jacó orou: “Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: ‘Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar’; não sou digno de toda a bondade e lealdade com que trataste o teu servo. Quando atravessei o Jordão eu tinha apenas o meu cajado, mas agora possuo duas caravanas. Gênesis 32:9,10

Então o homem disse: “Deixe-me ir, pois o dia já desponta”. Mas Jacó lhe respondeu: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”.
O homem lhe perguntou: “Qual é o seu nome? ” “Jacó”, respondeu ele.
Então disse o homem: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu”. Gênesis 32:26-28

Paralelos


E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Salmos 23:1

Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Salmos 32:3

Introdução

Jacó teve várias experiências com o Deus do seu avô Abraão e de seu pai Isaque. Da mesma forma como se revelou a Abraão e Isaque, Deus se relevou a ele também. É encorajador ver como Deus o foi transformando a cada passo, a ponto de mudar não apenas seu caráter, mas seu nome também; de Jacó( enganador) para Israel ( príncipe).
Deus nos ama como somos mas jamais nos deixa como estamos!

Aplicação

1- A obediência de Jacó
Jacó cometeu vários erros. Enganou seu irmão, seu pai; saiu de casa fugido do irmão deixando uma marca ruim que fazia jus a seu nome: Enganador
Mas depois de anos, Deus o impulsiona a voltar para a sua terra e enfrentar o passado, e ele foi obediente.
-Muitos de nós talvez não voltaríamos para consertar o passado.
É nítido o medo que ele tinha de seu irmão(v – 11) mas mesmo assim ele foi obediente a voz de Deus.
Foi preciso obediência e humildade para enfrentar seu irmão e permitir que Deus restaurasse seu relacionamento com Esaú.

2- Jacó reconhece que vem de Deus sua provisão
Mesmo em terra estrangeira Jacó prosperou; mesmo depois de ter colhido o que plantou (sendo enganado por seu sogro), Jacó prosperou.
Jacó voltou para sua terra com muitas posses. Deus era com ele e o fez prosperar.
Muitos confiam na sua própria força e pensam que o sucesso está no lugar ou naquilo que fazem; mas na verdade a nossa provisão, o nosso sucesso vem do Senhor. E Jacó tinha consciência disso.

3- Meu nome é Jacó
Quando Jacó quis receber a benção de Deus teve que reconhecer sua identidade: Enganador.
Aquele momento no vale de Jaboque foi um divisor de águas em sua vida. Ali ele estava diante de Deus e precisava fazer uma escolha: reconhecer quem era e ser transformado, ou ocultar sua identidade diante de um Deus que vê tudo, e continuar sendo o mesmo.
Deus deseja nos abençoar mas deseja também nos transformar.
Muitos querem as bençãos de Deus mas não querem ser transformados por Ele.
O anjo perguntou seu nome não porque não soubesse, mas porque Jacó precisava reconhecer quem era.

Reflexão

1- Você tem coragem e humildade para voltar atrás quando comete erros?

2- Em quem está a sua confiança? Você consegue confiar em Deus como sua provisão ou tem dificuldade em deixa-lo assumir o controle?

3- Quem é você? Muitos tem dificuldade em assumir sua verdadeira identidade e por isso nunca serão transformados.

Paz no seu coração!

Pastor Márcio Gonçalves