Êxodo 12:21-23
Então Moisés convocou todas as autoridades de Israel e lhes disse : “Escolham um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrifiquem-no para celebrar a Páscoa! Molhem um feixe de hissopo no sangue que estiver na bacia e passem o sangue na viga superior e nas laterais das portas. Nenhum de vocês poderá sair de casa até o amanhecer. Quando o Senhor passar pela terra para matar os egípcios, verá o sangue na viga superior e nas laterais das portas e passará sobre aquela porta; e não permitirá que o destruidor entre na casa de vocês para matá-los.
Paralelos
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Salmos 91:10,11
Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá. Vo c ê simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.
Salmos 91:7,8
E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias. Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.
Êxodo 10:22,23
Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
Salmos 24:9
Introdução
A páscoa é uma celebração instituída por Deus; ela lembraria o povo da saída do Egito e de como Deus livrou os primogênitos israelitas na décima praga.
O povo foi instruído a matar um cordeiro e aspergir o sangue nos umbrais das portas. Onde o destruidor passasse e visse a marca do sangue, ele não entraria.
Todo primogênito do Egito morreu naquela noite, mas aqueles que tinham a marca do sangue, foram poupados.
Isso nos remete ao que Jesus fez na cruz do calvário. Ele é o nosso cordeiro, e todos aqueles que o receberam como Senhor e Salvador, trazem a marca do sangue.
Portanto Jesus é a nossa Páscoa! Ele nos libertou da escravidão do pecado e da morte.
Aplicação
1- Praga nenhuma chegará a tua casa;
Quando observamos o que Deus fez nas pragas do Egito, podemos compreender o poder e o cuidado de Deus com os que são seus. Embora estivessem em um mesmo lugar (Egito) o que atingia os Egípcios não causava danos aos Israelitas. (ler paralelo)
Só assim podemos entender o que Deus diz nos Salmos 91; Caiam mil ao teu lado e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido!
Deus tem compromisso com aqueles que são seus. Ele é nosso escudo e proteção, nossa torre forte. Socorro presente na angústia.
2- Jesus a nossa páscoa;
O sacrifícios de animais foi substituído pelo sacrifício de Jesus, e o sangue derramado na cruz é o selo da nossa libertação. Já não somos mais escravos do pecado (Egito) e a morte já não tem poder sobre nós. Temos a marca do sangue sobre nossas vidas.
Celebre Jesus; não somente na páscoa, mas todos os dias. Celebre a sua libertação!
Reflexão
1-Não importa onde você esteja, mas com quem você está; mesmo no Egito você pode viver separado para Deus;
2- De qual lado você está? De um lado temos os Egípcios (mundo) e do outro o acampamento dos Israelitas (povo de Deus) decida em qual lado você quer estar, isso fará toda a diferença.(leia paralelo)
3- Você tem a marca do sangue na sua porta? A porta é você, e o sangue é o de Jesus. Aqueles que tem a marca, o selo da aliança, jamais serão envergonhados. O sacrifício de Jesus é suficiente e nos garante uma vida plena.
Paz no seu coração
Pastor Márcio Gonçalves
Comments are closed.