fev 09

ESTUDO DE CÉLULA – NÚMEROS 11

Números 11:1-3


Aconteceu que o povo começou a queixar-se das suas dificuldades aos ouvidos do Senhor. Quando ele os ouviu, a sua ira acendeu-se e fogo da parte do Senhor queimou entre eles e consumiu algumas extremidades do acampamento.
Então o povo clamou a Moisés, este orou ao Senhor, e o fogo extinguiu-se.
Por isso aquele lugar foi chamado Taberá, porque o fogo da parte do Senhor queimou entre eles.
Números 11:1-3

Paralelos


Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão: “Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores. Diga-lhes: ‘Juro pelo meu nome, declara o Senhor, que farei a vocês tudo o que pediram: Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim. Nenhum de vocês entrará na terra que, com m ã o levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num .
Números 14:26-30

Não devemos por o Senhor à prova, como alguns deles fizeram — e foram mortos por serpentes. E não se queixem, como alguns deles se queixaram — e foram mortos pelo anjo destruidor.
1 Coríntios 10:9,10

Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.
Mateus 6:8

Introdução

No segundo ano a nuvem se levantou e o povo começou a marchar por etapas em direção a terra prometida.
Não demorou muito e logo começaram a se queixar a murmurar. Desprezaram o maná que Deus fazia cair sobre eles diariamente, e desejaram a carne que comiam no Egito da escravidão.
A ira do Senhor se ascendeu sobre eles, e muitos foram consumidos pelo fogo.

Aplicação

1- Murmuração x Oração

“ Murmurar” , conforme o dicionário , é soltar queixumes, lastimar-se, queixar-se em voz baixa, falar mal, apontar faltas, tomar mau juízo de alguém ou de alguma coisa. Foi exatamente o que aconteceu com o povo de Israel, e o Senhor indignou-se:

Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão:

“Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores. Números 14:26,27

-Murmurar contra Deus é mudar o foco do que temos para o que não temos. É um ato de ingratidão. Afinal Deus tem nos dado muito mais do que merecemos.
O problema do murmurador é que ele se queixa com quem não pode resolver o problema. Moisés também se queixou, mas se queixou com Deus.(Números 11:11) Podemos murmurar quando estamos insatisfeitos, ou podemos orar e apresentar nossas queixas ao Senhor. Deus sempre ouve nossas orações mas abomina o murmurador.
– O que você faz quando está descontente com algo? Começa a murmurar com as pessoas e espalhar descontentamento, ou recorre ao Senhor em oração?

2- Maná ou carne x Liberdade ou escravidão?

No Egito tinham carne mas eram escravos; no deserto tinham maná e eram livres. Mesmo assim desprezaram o maná e sempre voltavam ao Egito no seu coração. Não podemos desprezar o que Deus tem feito em nossa vida; antes devemos ser gratos por tudo o que Ele tem feito. Não somos merecedores de nada.
-Pare de olhar para o que há no Egito e você apreciará o que Deus está fazendo e o que Ele ainda fará. Deus sabe o que precisamos antes mesmo de abrirmos a boca para pedir. (Mt 6:8)
A gratidão deve ser uma virtude de todo cristão.

Reflexão

-O seu foco está no que tem ou no que não tem? Lembre-se: não merecemos nem o que temos.

-Quando está insatisfeito, descontente, você murmura ou ora? O murmurador sempre procura aliados para espalhar descontentamento. Cuidado para não atrair a ira de Deus.

– Tenha um coração agradecido por tudo o que Deus tem feito em sua vida.

Paz no seu coração

Pr. Márcio Gonçalves