fev 09

ESTUDO DE CÉLULA – NÚMEROS 9

Números 9:15-19

No dia em que foi armado o tabernáculo, a tenda que guarda as tábuas da aliança, a nuvem o cobriu. Desde o entardecer até o amanhecer a nuvem por cima do tabernáculo tinha a aparência de fogo.
Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem o cobria, e de noite tinha a aparência de fogo.
Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam; no lugar em que a nuvem descia, ali acampavam.
Conforme a ordem do Senhor os israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor, acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados. Enquanto a nuvem ficava sobre o tabernáculo por muito tempo, os israelitas cumpriam suas responsabilidades para com o Senhor, e não partiam. Números 9:15-19

Paralelos

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus;
1 Coríntios 6:19

Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardemos seus mandamentos. Mas àqueles que o desprezam, retribuirá com destruição; ele não demorarem retribuir àqueles que o desprezam.
Deuteronômio 7:9,10

Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.
Lucas 22:20

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.
Salmos 119:105

Introdução

Depois de passarem cerca de dois anos recebendo instruções e renovando sua aliança com Deus no Sinai, Israel está pronto para marchar em direção a Canaã; a terra da promessa.
O livro começa com a ordem de Deus para que se fizesse o recenseamento.
O propósito principal do livro de Números consiste no encorajamento e preparação dos israelitas para a conquista da Terra Prometida. Esse livro ensina sobre a soberania, misericórdia, graça, fidelidade e justiça de Deus.

Aplicação

1- A nuvem cobriu o tabernáculo;

No dia em que foi armado o tabernáculo que guardava as tábuas da aliança, a nuvem o cobriu. Essa nuvem era a presença de Deus.
Tabernáculo significa (em hebraico: כּןְ ַמשׁ , ִmishkan, “residência” ou “habitação”)
Esse era o lugar de habitação terrestre de Deus entre os filhos de Israel.
Hoje o lugar de habitação, o tabernáculo de Deus, somos nós; templos do seu espírito santo. (1 Cor 6:19) e a sua aliança deve estar gravada nas tábuas do nosso coração. Deus é um Deus de alianças e promessas.
Cumprimos nossa parte da aliança, e Ele cumpre cada uma de suas promessas!

2- A nuvem indicava o momento e a direção;

Israel era guiado por uma coluna de nuvem durante o dia, e por uma coluna de fogo durante a noite.
O interessante é que essa nuvem(a presença de Deus) é que indicava o momento de partir e o momento de acampar. Conforme a ordem do Senhor diz o texto, partiam ou acampavam.
O problema de muitos de nós hoje, é querer se mover sem o tempo e a direção da nuvem. Fazemos o que queremos, na hora em que queremos, sem se preocupar com a direção de Deus. A maioria das pessoas oram pedindo uma aprovação de Deus, não o tempo e a direção de Deus; há ainda aqueles que oram buscando uma direção, mas agem antes de receberem uma resposta.

Reflexão

-Você tem cumprido a sua parte da aliança? Quem quebra aliança não pode reivindicar promessa; A nossa aliança foi renovada por meio do sangue de Jesus.
(Lc 22:20) Paralelo

-Você ora pela aprovação ou pela direção? Os planos e propósitos de Deus são muito maiores que os nossos. (Isaías 55:8,9) – Enquanto acampados , cumpriam suas responsabilidades para com o Senhor. De certa forma estamos acampados no mundo aguardando a nuvem se mover( Jesus arrebatar a igreja) O que você tem feito enquanto espera a volta de Jesus?

Paz no seu coração

Pr. Márcio Gonçalves