fev 09

ESTUDO DE CÉLULA – NÚMEROS 14

Números 14:1-3


Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz. Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: “Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto! Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito? “ Números 14:1-3

Paralelos


Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
1 Timóteo 4:1,2

“Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador: Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanecendo por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona. Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera. E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um”.
Mateus 13:18-23

Introdução

No capítulo 13 vemos Deus ordenando que Moisés enviasse homens à terra prometida para fazerem o trabalho de reconhecimento.
Ao chegarem lá, comprovaram que a terra que Deus havia prometido era de fato boa, mas era habitada por povos inimigos, e aparentemente mais fortes do que eles.
Dos doze enviados, dez voltaram com esse relatório negativo dizendo que não poderiam vencer e tomar posse da promessa de Deus. Isso causou grande tristeza e desespero em toda a comunidade, e então começaram a chorar e a se queixarem, como vemos no capítulo 14. No versículo 3 disseram uma frase que será o tema da nossa discussão:
“não seria melhor voltarmos para o Egito?”

Aplicação

1- A apostasia da fé

Vivemos em um tempo onde o evangelho pregado é muito atraente; talvez por apresentar o amor de Jesus e os benefícios da salvação, sem confrontar as pessoas no seu estilo de vida pecaminoso; e isso tem feito com que haja conversão em massa.
Não podemos negar que o cristianismo entrou no modismo.
Por outro lado, vemos que essas conversões nem sempre são genuínas e duram por pouco tempo. Segundo pesquisas (Center for the Study of Global Christianity), existem mais de 40 milhões de desviados no Brasil.
Aqui neste texto, o povo de Deus diante de um relatório negativo, desejou voltar para o Egito desconsiderando tudo o que Deus já havia feito até ali.
Voltar para o Egito significa abandonar a Deus, ou “se apostatar da fé”. É um ato de ingratidão e de incredulidade e desagrada a Deus.
Analisando a parábola do semeador(paralelo) vemos que de quatro terrenos que receberam a semente, somente um produziu frutos. Leia essa parábola com atenção e você encontrará as razões pela qual as pessoas se desviam.

2- Como você reage diante do relatório negativo?

Muitas vezes nos encontramos diante de relatórios negativos; notícias que nos abalam ,nos desencorajam e tentam minar nossa fé e confiança em Deus.
Talvez um diagnóstico médico, a notícia de uma perda; Assim como essa comunidade do povo de Deus, podemos querer desistir e voltar ao Egito, ou podemos como Calebe e Josué crer nas promessas e avançar por fé.
A nossa decisão diante dos relatórios negativos, irão determinar o nosso futuro e o cumprimento da promessa. Aqueles que voltaram ao Egito no coração, não desfrutaram da promessa de Deus.

Reflexão

-Como você reage às circunstâncias desfavoráveis?
-Que tipo de terreno você é na parábola do semeador?

Paz no seu coração

Pr. Márcio Gonçalves