fev 09

ESTUDO DE CÉLULA – DEUTERONÔMIO 11

Deuteronômio 11:26-28


Prestem atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição. Vocês terão bênção, se obedecerem aos m andamentos do Senhor, o seu Deus, que hoje lhes estou dando; mas terão maldição, se desobedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e se afastarem do caminho que hoje lhes ordeno, para seguir deuses desconhecidos.
Deuteronômio 11:26-28

Paralelos


Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam,
Deuteronômio 30:19

Como o pardal que voa em fuga, e a andorinha que esvoaça veloz, assim a maldição sem motivo justo não pega.
Provérbios 26:2

Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Êxodo 20:5,6

Todas estas bênçãos virão sobre vocês e o acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus: Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo. Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas. Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem.
Deuteronômio 28:2-6

Introdução

Em Deuteronômio 11 o Senhor Deus começa falando sobre a importância de haver um memorial contínuo dentro de Seu povo, no que se refere aos seus feitos na saída do Egito, no deserto e como cuidou do povo até ali.

Além disso, eles deveriam se esforçar para que seus mandamentos e desígnios estivessem continuamente diante deles. Seus filhos, que não viram as obras de Deus, deveriam ouvir constantemente sobre elas, para que soubessem que eles tem um Deus grande, poderoso, fiel e bom.

Isso nos mostra, que a ministração da Palavra e os testemunhos do povo de Deus, são elementos poderosos para o desenvolvimento da fé. Não necessariamente precisamos ver algo, mas se ouvimos o testemunho de alguém, nossa fé pode ser edificada. O Senhor continua mostrando ao Seu povo, que a obediência aos seus mandamentos era o caminho seguro para a prosperidade na terra da promessa.

Aplicação

1- Está nas suas mãos;

O texto no versículo 26 começa com Deus ratificando o livre arbítrio dado ao homem; o poder de escolha que está em nossas mãos.
Nós temos uma aliança com Deus, feita por meio do sangue de Jesus; e a quebra dessa aliança gera consequências.
Por outro lado sabemos que a obediência trará o cumprimento das promessas.

-Precisamos entender que sempre haverá dois caminhos e uma escolha a fazer; e que nós somos fruto das nossas escolhas.
O que estamos vivendo hoje é fruto das nossas escolhas do passado; o que viveremos amanhã, será fruto do que escolhermos hoje.
Portanto é importante sempre lembrar da nossa aliança com Deus antes de fazer escolhas e tomar decisões.

2- Benção ou maldição?

Deus estabeleceu princípios e não irá mudar. Se seremos abençoados ou amaldiçoados isso quem decide somos nós e não Deus; Deus trabalha com princípios. Por mais que nos ame, se escolhermos o caminho da maldição sofreremos as consequências dele.
O texto diz que teremos maldição se andarmos em desobediência e nos afastarmos do caminho para seguir outros deuses.
Outros deuses não diz respeito apenas a ídolos ou imagens de escultura mas a tudo aquilo que nos afasta do caminho ou ocupa o primeiro lugar em nossa vida.

Reflexão

Identifique o que te afasta do caminho e aquilo que se tornou um ídolo em sua vida;
-Antes de qualquer escolha lembre-se que você tem uma aliança com Deus; cuidado para não quebrá-la.
-Não é Deus que decide se seremos abençoados ou amaldiçoados; somos nós que decidimos com o livre arbítrio.

Paz no seu coração
Pr. Márcio Gonçalves