ESTUDO DE CÉLULA – DEUTERONÔMIO 14

Deuteronômio 14:22-29

Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente.
Comam o dízimo do cereal, do vinho novo e do azeite, e a primeira cria de todos os seus rebanhos na presença do Senhor, o seu Deus, no local que ele escolher como habitação do seu Nome, para que aprendam a temer sempre o Senhor, o seu Deus.
Deuteronômio 14:22,23

E nunca se esqueçam dos levitas que vivem em suas cidades, pois eles não possuem propriedade nem herança próprias.
Ao final de cada três anos, tragam todos os dízimos da colheita do terceiro ano e armazene-os em sua própria cidade, para que os levitas, q u e n ã o p o s s u e m propriedade nem herança, e os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem na sua cidade venham comer e saciar-se, e para que o Senhor, o seu Deus, o abençoe em todo o trabalho das suas mãos.
Deuteronômio 14:27-29

Estando Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso, aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus, quando ele se encontrava reclinado à mesa. Os discípulos, ao verem isso, ficaram indignados e perguntaram: “Por que este desperdício? Este perfume poderia ser vendido por alto preço, e o dinheiro dado aos pobres”.
Mateus 26:6-9

Esse Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou-se com Abraão quando este voltava, depois de derrotar os reis, e o abençoou; e Abraão lhe deu o dízimo de tudo. Em primeiro lugar, seu nome significa “rei de justiça”; depois, “rei de Salém” quer dizer “rei de paz”.
Hebreus 7:1,2

Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre. E disse: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”.
Lucas 21:1-4

O Dízimo e a bíblia;
Vamos falar um pouco desse assunto tão polêmico e tão mal interpretado nos dias de hoje.
A palavra “dízimo” vem da palavra hebraica שׂר ֵעֲמ) ַmaaser)” e da palavra grega “dekate”, e traduzido significa “um décimo”, ou décima parte.
O dízimo foi instituído no antigo testamento e era consagrado ao Senhor. Os levitas eram sustentados por ele e serviam também para a manutenção do templo. Veja os textos abaixo ;

“Todos os dízimos da terra, seja dos cereais, seja das frutas das árvores, pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. Levítico 27:30
O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor. Levítico 27:32
São esses os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés no monte Sinai para os israelitas. Levítico 27:34

“Dou aos levitas todos os dízimos em Israel como retribuição pelo trabalho que fazem ao servirem na Tenda do Encontro.
Números 18:20,21

Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: ‘Como é que te roubamos? ’ Nos dízimos e nas ofertas.
Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando.
Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa
Malaquias 3:8-10

No texto de Deuteronômio 14 no verso 22 fala do dízimo anual e no verso 28 ainda de outro a cada três anos.

Há quem diga que os dízimos ficou no passado e não era praticado no novo testamento. A verdade é que na igreja primitiva, vemos que não havia polêmica sobre o dízimo. Porquê? Porque estavam dando muito mais que isso! Os primeiros cristãos eram reconhecidos por sua generosidade para com a igreja e com outras pessoas. E muitos desses cristãos generosos eram pobres.
Em atos 2:45 vemos os cristãos vendendo suas propriedades e entregando aos apóstolos para distribuir aos necessitados.
Vemos o apóstolo Paulo recolhendo oferta das igrejas para levar a outros cristãos necessitados em 2 Cor 8:1-5. Em Mateus 23:23 vemos que a prática do dízimo ainda existia nos dias de Jesus e não foi abolida por Ele. A verdade é que a prática do dizimar e ofertar, parte de um coração generoso e não apegado ao dinheiro. Jesus disse que não poderíamos servir a dois senhores; a Deus e ao dinheiro(mamom)
Quando dizimamos não estamos dando a Deus nada, pois tudo vem Dele; estamos apenas devolvendo a décima parte do que recebemos, em honra a Ele.

O que aprendemos com tudo isso?
– O dízimo é consagrado ao Senhor;(Lv 27:30)
– É uma maneira de honrá-lo;(Pv 3:9)
-Há promessa para quem o pratica;(Ml 3:10, Pv 3:9,10)
-Sustenta a igreja;(Ml 3:10) -Pode ser usado para sustentar o ministro do evangelho; (1Cor 9:14)
-Revela um coração generoso e desapegado do dinheiro;(Lc 21:1-4)
-É bíblico;
-É mal administrado por alguns lideres que prestarão contas a Deus;

Paz no seu coração!