set 14

ESTUDO DE CÉLULA – ÊXODO 3

Êxodo 3:1-5


Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo. “Que impressionante! “, pensou. “Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto. ” O Senhor viu que ele se a p r o x i m a v a p a r a observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: “Moisés, Moisés! ” ” E i s – m e a q u i ” , respondeu ele. Então disse Deus: “Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa”. Êxodo 3:1-5

Paralelos


Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.
Salmos 139:13-16

Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; seus muros estão sempre diante de mim.
Isaías 49:16

Introdução

Moisés era um propósito de Deus. Nasceu em um tempo onde Faraó dera ordem para jogar no rio toda criança hebréia do sexo masculino com o intuito de impedir a multiplicação dos hebreus. Êxodo 1:22
Mas a mão de Deus era sobre Moisés; depois de escondido por três meses, sua mãe o coloca em um cesto no rio, mas a filha de Faraó o encontra e Moisés (que significa: tirado das águas) cresce no palácio do Faraó.
Os anos passam e Moisés tentando defender um hebreu, mata um soldado Egípcio e se vê obrigado a fugir para o deserto. Ali encontra a casa de Jetro onde se casa com uma de suas filhas; quarenta anos se passaram e um dia quando Moisés cuidava das ovelhas do seu sogro, Deus se revela a ele do meio da sarça ardente. Moisés então é enviado de volta a Faraó com a grande missão de libertar o povo de Deus do Egito.

Aplicação

1- O plano de Deus é infalível;
Moisés é uma prova de que os planos e propósitos de Deus sempre prevalecem. Ele deveria ter sido jogado no rio; bom de fato ele foi, mas o Senhor resgatou o seu plano e o colocou no palácio.

-Salmos 139 diz que todos os dias determinados para nós foram escritos no seu livro antes mesmo de existirem.
Mesmo diante da perseguição e a morte eminente, os planos de Deus não foram frustados.

-As vezes nos desesperamos diante das circunstâncias difíceis e nos esquecemos que somos um plano de Deus e que esses planos não podem ser frustados.
Deus está sempre no controle. Ele nos tem gravados na palma das suas mãos.

2- O processo de Deus;
Moisés tentou resolver o problema na força do seu braço mas acabou saindo do palácio para o deserto. Jetro seu sogro era um sacerdote (Deus o mandou no lugar certo) Ali ele foi tratado e preparado para ser o grande líder que foi; mas não antes da preparação que durou 40 anos.

Deus o chama da sarça (um novo Moisés) que depois desses 40 anos entendia que não era na força do seu braço, mas pelo poder de Deus. O Moisés valente que matou o soldado, agora reconhece sua incapacidade ao dizer: Quem sou eu Senhor para que me envies a Faraó?

-Todos nós precisamos passar pelo processo de Deus para que nosso caráter seja formado, e nos tornemos dependentes de Deus.

Reflexão

1-Você confia no Senhor? Consegue confiar o controle a Ele?

2- Você se sujeita ao processo de Deus?

3- Seu caráter e dependência de Deus tem sido trabalhado?

4-Deus usou Jetro (pastor de Moisé) para prepará-lo. Quem é o seu pastor?

Paz no seu coração

Pastor Márcio Gonçalves