ago 13

ESTUDO DE CÉLULA – GÊNESIS 22

Gênesis 22:1-5

Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão! ” Ele respondeu: “Eis-me aqui”.Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei”.  Gênesis 22:1,2

Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado.
No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe.
Disse ele a seus servos: “Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos”. Gênesis 22:3-5

Paralelos

Abraão será o pai de uma nação grande e poderosa, e por meio dele todas as nações da terra serão abençoadas. Gênesis 18:18

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:33

Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Deuteronômio 6:4

Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. Marcos 12:29,30

E lhe disse: “Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar”.
Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”. Mateus 4:9,10

Introdução

Abraão é conhecido como pai da fé. Ele creu em Deus e isso lhe foi creditado como justiça, e ele foi chamado amigo de Deus. (Tiago 2:23)
Foi direcionado por Deus a deixar sua terra e seus parentes e caminhar rumo ao desconhecido crendo na palavra de Deus; o mesmo Deus prometeu fazê-lo pai de multidões quando ainda não tinha filhos e nenhuma probabilidade para tal, pois já era avançado em idade e sua esposa além de idosa estéril.
A vida e o caminhar do pai da fé é sem dúvida muito inspirador!

Aplicação

1- Deus pois Abraão à prova..

Os testes e provas de Deus não são com intenção de nos fazerem tropeçar, mas sim aprofundar o nosso relacionamento e a capacidade de crer, obedecer e confiar em Deus.
É em meio as provações que demonstramos fé ou não em Deus.
Deus pediu a Abraão seu único filho em sacrifício e ele não o negou. Andou caminho de três dias, cerca de 80 quilômetros, e levou Isaque para ofertá-lo a Deus.
-Até que ponto você está disposto obedecer a Deus?
Se Deus pedisse a você o seu Isaque, você entregaria?Precisamos estabelecer um relacionamento de fé, confiança e obediência com Deus.
A obediência de Abraão impactou  não apenas sua vida e família, mas toda uma descendência.2- Seu único filho Isaque, quem você ama..

Obedecer a Deus nem sempre será fácil. As vezes isso requer de nós abrir mão daquilo que desejamos ou do que é muito importante para nós.
Deus fez questão de enfatizar o quanto Isaque era importante e precioso para Abraão.
O fato de pedir Isaque, colocaria Deus em primeiro lugar na vida de Abraão.
Precisamos entender que o primeiro lugar em nossas vidas pertence a Deus.

Reflexão

1- Quando passarmos pelos testes de Deus podemos reclamar ou permitir Deus trabalhar nosso caráter e nossa fé.
– Nossa obediência ou desobediência gera consequências imensuráveis. A obediência e fé de Abraão, resultou em uma descendência de benção.( ver paralelo)

2- Quem tem o primeiro lugar em sua vida?
Muitas coisas podem estar acima de Deus em nossas vidas. Trabalho, filhos, relacionamento, dinheiro, prazeres. Quem é seu Isaque?
Faça uma reflexão, identifique seu Isaque e coloque Deus onde Ele precisa estar, em primeiro lugar!
-O resultado de remover Isaque e estabelecer Deus em primeiro lugar, sempre resultará em benção.

Pense nisso.. Paz no seu coração!

Pastor Márcio Gonçalves