ago 06

ESTUDO DE CÉLULA – GÊNESIS 6

Gênesis 6:8-18


A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência. Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. Noé gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. Ora, a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência. Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta, Deus disse a Noé: “Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra. Gênesis 6:8-13

Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Gn 6:18

Paralelos


Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. Hebreus 11:7

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo. Romanos 6:23
Vejam! O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir.

Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. Isaías 59:1,2

Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Tiago 2:17

Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. Hebreus 10:26,27

Introdução

A terra já não era mais o paraíso criado por Deus. É impressionante a velocidade em que as pessoas se esqueceram de Deus. Em toda a terra Deus não encontrou ninguém além de Noé homem justo e que andava com Deus. Gn 6:8-9
Por causa da sua fidelidade e obediência, Deus o salvou juntamente com sua família do dilúvio.
Aqui nos damos conta de como Deus abomina o pecado e o julga.

Aplicação

1- O pecado ainda gera morte..

– A razão pela qual Deus trouxe o dilúvio foi o pecado;
– A razão pela qual destruiu Sodoma e Gomorra foi o pecado;
– A razão pela qual  a morte entrou no mundo foi o pecado.
O pecado gerou morte no passado, e continua gerando morte hoje. O salário do pecado é a morte. (ver paralelo)
Deus nos ama mas não pode  conviver com o pecado; por essa razão Jesus veio à terra, para remover o pecado, e nos aproximar de Deus novamente.

2- Um exemplo de fé e obediência..

Ainda não havia chovido na terra, e Noé foi desafiado a crer no improvável e obedecer, para ser salvo juntamente com os seus.
Ele é mencionado pelo escritor aos Hebreus como herói da fé.
– Talvez Noé não tenha entendido bem o que aconteceria, mas obedeceu e envolveu toda sua família nesse projeto. A fé de Noé impactou não somente a  sua vida mas de todos os da sua casa.
Devemos obedecer mesmo quando não entendemos. Precisamos confiar que Deus sempre sabe o que faz. Para caminhar com Deus é necessário fé e obediência.

Reflexão

1- O pecado tem destruído a humanidade. Como você tem enfrentado o pecado? Precisamos entender que ele nos afasta de Deus. Sabemos que Jesus remove o pecado do mundo e nos leva de volta para Deus; mas entendemos também que o pecado é uma escolha e requer de nós uma atitude.( ver paralelo Hb 10:26)

2- Tudo o que fazemos gera impacto. Quando agimos com fé e obediência, impactamos a vida daqueles que estão ao nosso redor.
– Sua fé e obediência a Deus tem sido uma prioridade? Tem impactado pessoas ao seu redor?
Lembre-se que a fé sem obras é morta. ( ver paralelo)
– Você consegue obedecer mesmo quando não entende os caminhos de Deus? Nem sempre vamos entender tudo que acontece em nossa vida; nesses momentos cabe a nós obedecer e crer que Deus não comete erros e jamais perde o controle.

Paz no seu coração!

Pastor Márcio Gonçalves