fev 09

ESTUDO DE CÉLULA – LEVÍTICO 18

Levítico 18:1-5


Disse o Senhor a Moisés: “Diga o seguinte aos israelitas: Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Não procedam como se procede no Egito, onde vocês moraram, nem como se procede na terra de Canaã, para onde os estou levando. Não sigam as suas práticas.
Pratiquem as minhas ordenanças, obedeçam aos meus decretos e sigam-nos. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Obedeçam aos meus decretos e ordenanças, pois o homem que os praticar viverá por eles. Eu sou o Senhor. Levítico 18:1-5

Paralelos


Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformam-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:1,2

Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.
Romanos 6:11,12

Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.
João 15:19

Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem — e tremem!
Tiago 2:19

Introdução

Os Israelitas saíram de um país infestado por ídolos, o Egito, e foram para Canaã que era habitada por povos pagãos. Essa foi a principal razão pela qual Deus ordenou que os Israelitas os expulsassem daquele lugar e que não seguissem as suas práticas. Enquanto Deus formava neles uma nova cultura, a cultura do reino, Ele ordenou que se separassem e não imitassem as práticas de Canaã e nem do Egito de onde saíram.
No caminho pelo deserto, vemos como as práticas pagãs estava impregnada neles ao construírem um bezerro de ouro para chamarem de Deus.(Êxodo 32:8) Na terra de Canaã, a sociedade e as religiões apelavam para as práticas mundanas, em especial a imoralidade sexual e embriaguez.
A instrução de Deus era para viverem puros e separados para Ele, não se contaminando com os povos pagãos. O Senhor nos chamou para sermos santos(separados) para Ele!

Aplicação

1- Moldados pelo mundo;
Assim como os israelitas, nós fomos chamados para fora de um sistema corrompido (o mundo) para um viver santo.
A palavra igreja (ekklesia) no grego quer dizer chamados para fora.
Nós vivemos em uma geração de cristãos, que assim como os israelitas, se amoldaram ao padrão do mundo. Romanos 12 (veja paralelo) diz que não devemos nos amoldar, mas antes sermos transformados pela renovação da nossa mente.
Como cristãos, devemos viver separados para Deus e praticar a cultura do reino e não a do mundo. Caso contrário, mesmo saindo do Egito (o mundo) e entrando em Canaã,(o lugar da promessa) terminaremos seguindo as mesmas práticas pagãs e abomináveis a Deus. Devemos viver separados para Deus. É disso que se trata a conversão; abandonar uma vida de pecado e viver uma nova vida em Cristo Jesus.

2- Pratiquem minhas ordenanças; O texto diz para “praticarmos” ou colocar em prática as ordenanças e obedecer os decretos.
O Senhor nos chama a ser praticantes da palavra, não apenas ouvintes. Olha o texto em Tiago:
Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Tiago 1:22
Crer não é o suficiente. O diabo também crê e treme.(ver paralelo) A fé sem obras é morta.
Precisamos passar de ouvintes para praticantes da palavra; caso contrário, nos enganamos a nós mesmos!

Reflexão

-A mudança de atitude em relação aquilo que Deus abomina(o pecado) é que demonstra a verdadeira conversão. Cuidado para não continuar com as mesmas práticas do Egito estando em Canaã!

-Como você se classifica? Ouvinte, ou praticante da palavra? Responda para você mesmo!

Paz no seu coração!

Pr. Márcio Gonçalves