fev 09

ESTUDO DE CÉLULA – LEVÍTICO 10

Levítico 10:1-3


Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados. Então saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Morreram perante o Senhor. Moisés então disse a Arão: “Foi isto que o Senhor disse: ‘Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei’ “. Arão, porém, ficou em silêncio. Levítico 10:1-3

Paralelos


Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.
Mateus 6:24

“Por que vocês ne chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?
Lucas 6:46

e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 1:11

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.
Provérbios 9:10

e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos.
Lucas 9:2

Não explorem um ao outro, mas temam ao Deus de vocês. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
Levítico 25:17

Introdução

Nadabe e Abiú nasceram no Egito e testemunharam os atos poderosos de Deus no Êxodo. Vieram de uma família, totalmente envolvida no projeto de Deus. Eram filhos de Arão; sobrinhos de Moisés e Miriam. Certamente aprenderam que Deus é santo e que deveriam temê-lo e trata-lo com respeito e honra. Creio que o fizeram por algum tempo. Mas em um certo dia, trataram com indiferença as instruções de Deus e a consequência do pecado deles foi a morte! Qual foi o pecado deles? “Trouxeram fogo estranho perante o Senhor”.
Levítico 16:12,13 diz que o fogo deveria ser tirado do altar e não de outra fonte qualquer. Levítico 10:9 diz que não deveriam beber vinho ou bebida fermentada antes de entrar na tenda do encontro, se não a consequência seria a morte. Ao que tudo indica, usaram seus próprios incensários, fogo de outra fonte e não do altar, e provavelmente estariam embriagados. Fato é que não obedeceram as instruções de Deus e colheram o fruto da desobediência.

Aplicação

1- Senhor e Salvador; Muitos querem Jesus como Salvador, mas nem todos querem Jesus como Senhor de suas vidas. Receber Jesus como salvador é um ato de fé, e receber Jesus como senhor é um ato de obediência.
Muitos querem a salvação mas não querem fazer de Jesus senhor de suas vidas, pois isso requer submissão à sua vontade. Nem todos estão dispostos a obedecer. A caminhada com Jesus requer de nós fé e obediência. Se não seguirmos as instruções de Deus, colheremos o fruto da desobediência.

2- O temor do Senhor; O temor do Senhor é o princípio de sabedoria (ver paralelo) Os Israelitas foram instruídos a ensinarem os seus filhos a temerem a Deus; isso é de extrema importância pois ,quem teme a Deus, busca fazer a sua vontade. Quando perdemos o temor a Deus, começamos a tratar com desprezo o que Ele estabeleceu, e consequentemente sofreremos as consequências.

Reflexão

-Jesus é Senhor de sua vida ou apenas seu Salvador? Ter Jesus como senhor de nossas vidas implica em ser governados por Ele. Jesus disse: É chegado a vocês o reino (governo) de Deus.
Se Ele é senhor da sua vida, Ele é quem governa; você pode ser governado por Deus ou pelo príncipe desse mundo. Uma coisa é certa: Não podemos servir a dois senhores!

-Temor não significa ter medo; temer a Deus é respeitar, reverenciar a um Deus que é santo e digno de ser honrado. (É um relacionamento de pai e filho)

Paz no seu coração!

Pr. Márcio Gonçalves