Levítico 1:1-9
Da Tenda do Encontro o Senhor chamou Moisés e lhe ordenou: “Diga o seguinte aos israelitas: Quando alguém trouxer um animal como oferta ao Senhor, que seja do gado ou do rebanho de ovelhas. “Se o holocausto for de gado, oferecerá um macho sem defeito. Ele o apresentará à entrada da Tenda do Encontro para que seja aceito pelo Senhor, e porá a mão sobre a cabeça do animal do holocausto para que seja aceito como propiciação em seu lugar. Então o novilho será morto perante o Senhor, e os sacerdotes, descendentes de Arão, trarão o sangue e o derramarão nos lados do altar, que está na entrada da Tenda do Encontro. Depois se tirará a pele do animal, que será cortado em pedaços. Então os descendentes do sacerdote Arão acenderão o fogo do altar e arrumarão a lenha sobre o fogo. Em seguida arrumarão os pedaços, inclusive a cabeça e a gordura, sobre a lenha que está no fogo do altar. As vísceras e as pernas serão lavadas com água. E o sacerdote queimará tudo isso no altar. É um holocausto, oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor. Levítico 1:1-9
Paralelos
pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça;
Romanos 3:23-25
Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.
Isaías 53:5
Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.
Isaías 53:10
Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.
Atos 4:12
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
Efésios 2:8,9
Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.
Hb 12:14
Introdução
Levítico é referente aos levitas e sacerdotes e tem como finalidade apresentar um tipo de “manual” para a adoração e um viver santo diante de um Deus que é santo. Ao sair do Egito, o povo de Deus ficou acampado ao pé do monte Sinai cerca de dois anos, ouvindo Deus. Um período de descanso, ensino, instrução. Antes de ir em direção à terra prometida, precisavam ter um encontro com o Deus da promessa. A palavra “SANTIDADE” é mencionada em Levítico 152 vezes; mais do que qualquer outro livro da Bíblia. Sem dúvida, esse é o assunto de mais relevância no livro de Levítico. “Santo sereis, porque eu o Senhor vosso Deus sou santo” (19:2) – Hebreus 12:14 (paralelo)
Aplicação
1- A transferência do pecado;(V-4) Diante de um Deus santo e que abomina o pecado, algo precisava ser feito para que pudessem ser aceitos por Ele. Deus usou a cultura da época, e estabeleceu o sistema sacrificial. O animal era apresentado em favor das pessoas, e depois de uma “transferência” simbólica do pecado, o animal era morto no lugar delas. Isso nos remete à Jesus. Pois Ele é o cordeiro que morreu em nosso lugar. Os nossos pecados foram transferidos para Ele, e então foi morto em nosso favor.( ver paralelo) -Deus continua sendo santo e ainda exige o sacrifício pelo pecado. Daí a importância de recebermos o sacrifício de Jesus. Sem Ele estamos condenados à morte eterna.
2- Oferta de aroma agradável ao Senhor;(V 8,9) O animal depois de morto, deveria ser cortado em partes e queimado no altar. Era uma oferta de aroma agradável ao Senhor. A morte foi criada por Deus; Ele é quem disse no jardim do Éden que se desobedecessem certamente morreriam. O pecado gera morte por determinação de Deus. Da mesma forma, o sacrifício de Jesus em nosso lugar, subiu a Ele como aroma suave. Deus olha para você e não vê o pecado; a oferta pelo seu pecado por meio de Jesus, subiu até a Ele como aroma suave. Quando Deus olha para nós, Ele vê os remidos pelo sangue, santos, justificados pela graça (favor imerecido) que há em Cristo Jesus.
Reflexão
1-Sem Jesus não há remissão dos nossos pecados. Não há outro meio pelo qual possamos ser salvos.(Atos 4:12) Boas obras e religião, não podem nos salvar. Mesmo fazendo e praticando isso, continuamos sendo pecadores. Alguém teve que morrer pelos seus pecados. A salvação não é por obras, mas pela graça; receba essa graça ( favor imerecido) e seja salvo.
2-Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:1,2
Paz no seu coração!
Pr. Márcio Gonçalves
Comments are closed.